quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Eu não quero voltar sozinho

Ano de 2003 . Segunda feira de uma manha chuvosa. Primeiro dia de aula.
Nossa querida e amada trupe da 5ª serie B tinha sido destruida, ja que separaram os grupinhos ao longo de tres novas classes. Eu, cheio de drama achava que nunca mais seria feliz sem meus amigos, 2003 seria o pior ano da minha vida. E tudo mudou. Cresci um pouco mais, tive novas experiencias e fiz amigos maravilhosos. Entre eles Telma. Nos divertiamos horrores e faziamos graça de tudo. Mesmo assim ela era dona de um temperamento sério, que não aceitava qualquer tipo de brincadeira a toa. Gostava e queria ser respeitada. Sempre colocava a sua bem formada opnião em tudo. Se esforçava para mostrar que nao tinha tudo o que queria, mas lutaria até o fim, se preciso fosse. Com o tempo, nos afastamos. Não sei bem o porque. Eu mudei, ela mudou, mudamos todos. Nos tratavamos com desconfiança e evitavamos as antigas intimidades. Ela mudou de escola e fim. Nos cumprimentavamos as vezes, e por educação. Apenas. De irmãos a supostamente adultos civilizados. A ultima vez que a vi foi em outubro, dia das eleiçoes.
Ontem, o telefone toca. Telma, minha ex-amiga, ex-irmã, ex-confidente, não aguentou a um sério acidente do qual foi vitima. Chorei. Me culpei. Me arrependi. Diversas cenas vieram a minha mente. Lembrei de quando iamos e voltavamos da escola em bando, discutindo, cantando, debatendo sobre o maravilhoso universo que se abria a nossa frente e nos prometia uma longa vida de diversão. Lembro as tardes em que nos reuniamos na escola pra jogar volei até que o sol se transformasse na esplendorosa lua que iluminava nosso caminho de volta. Mas lembro com dor e pesar de quando ela disse: "Gente, quando crescermos vamos continuar todos amigos, ein?". Não continuamos.
O fato é que a 6ª C nao existe mais. E eu, que nem lembrava mais desses momentos, os quero de volta. Em que ponto uma pessoa de torna importante em nossa vida? Em que ponto ela deixa de ser?
Não há volta. Nem pra Telma nem pra mim. Toda a velha turminha cresceu. Uns casaram. Uns estao presos. Uns simplesmente vivem. Mas a unica ligação entre nós esta no passado, que pouco a pouco vai sumindo diante dos meus olhos. O meu eu presente se encontrou com o passado, e juntos, ja não se reconhecem mais.
A unica verdade é que perdi uma amiga preciosa. Que mesmo que eu volte pro ensino fundamental, não terei de volta. Não terei a ingenuidade, a (falta de) noção de novidade. Após o final da aula, voltarei sozinho.

Muitas vezes pensei:" se ela me ignora, não vou correr atrás". Hoje, eu quero correr. Mas mesmo que eu corra até não sentir minhas pernas, não encontrarei a jóia perdida.

Ao longo do dia pensei. Refleti. E decidi que ela se foi, mas não nossa amizade. A 6ª C não acabou. Ela começa todo ano, dentro de mim. Vou lutar contra o tempo, contra o meu orgulho e contra qualquer outra coisa para manter a nossa turminha viva. Mesmo que em apenas algum lugar do passado. Mesmo que apenas em meu coração.

Agora, nesta tarde chuvosa, vou ao cemiterio, me despedir daquele corpo de mulher, que hoje completaria 20 anos, abrigando a alma de uma menina.


Esse é um cartão de um aluninho pra mim. Ele não teve vergonha de parecer ridiculo ou viadinho, como alguns disseram. Ele disse o que achava e fez uma pessoa feliz. Vamos todos ser assim?
Ps. "Eu não quero voltar sozinho" é o nome do filme que assistia quando recebi a notícia.

7 comentários:

  1. Adorei e me emocionei com o seu belíssimo post JoO.

    E muito triste a maneira como nos distanciamos do passado e de tudo a que ele esta agregado, em especial as pessoas.

    Isso reforça a minha teoria de que não somos os mesmo de antigamente. A cada dia que passa sofremos transformações, que nos moldam com novas experiências e aprendizados...

    Se por vezes nos distanciamos de alguém ao longo das estações, não significara necessariamente que estamos nos tornando pessoas ruins, mas sim pessoas diferentes e com novas experiências e aspirações.

    Uma grande amizade não se encaixa neste molde...Mas acaba por cair no mesmo vício. Deixamos pra trás amigos de escola, companheiros de trabalho...E a vida continua...Com ou sem a nossa permissão.

    ResponderExcluir
  2. nossa Jo

    não sei bem o que escrever aqui. meu coração está perdido em um misto de dor, tristeza, encantamento, concordância.

    e, lutando contra vórtices de sentimentos não definíveis em palavras, só me resta desejar que ela tenha encontrado seu caminho.
    e que vc encontre o seu.


    nunca estamos sozinhos. precisamos apenas perceber isso.

    ResponderExcluir
  3. q triste... é horrivel quando morre pessoas que amamos, com certeza. lamento muito...

    a unica coisa q posso te passar é uma esperança biblica q eu confio, ñ sei se vc acredita mas vou escrever... veja: abra a biblia em João 5: 28 e 29. e Apocalipse 21: 3 e 4.

    espero q seja consolador para vc tambem.

    abçs...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado gente, de coração! ^^
    Eu já estou bem melhor agora, não que eu tenha simplesmente aceitado, mas recebido isso como um dos grandes percalços dessa looooooooonga estrada da vida. Ah, a Kari me deu umas passagens biblicas também, Dayla! Acredito que sejam ótimas formas de consolo, e ja estão anotadas.
    Agora eu estou na reta final de Rainy September e ja tenho algumas paginas prontas. Vocês não sabem, mas a história foca muito na amizade e agora, mais do que nunca, quero passar essa mensagem pra todos!
    Muito obrigado pelo apoio!
    =******

    ResponderExcluir
  5. ps - q bom q pude ajudar com um pouquinho... me passa seu e-mail pra eu te passar um link q vc vai gostar muito.

    pps - éh, rsrs kawins só dia 25 mesmo, estou terminando as ilustrações... e tomara q seu mangá saia antes pq estou super curiosa!!!

    não esqueceee: me avisa quando tiver pronto ^_~

    bjs

    ResponderExcluir
  6. nossa!o.o me emocionei muito com esse textoT-T as amizades verdadeiras duram pra sempre, isso eu tenho certeza^^ Lamento muito pelo que tenha acontecido (eu me sentiria muito mal se alguem fosse embora pra sempreT-T)

    ResponderExcluir
  7. Joo, sinto muito tbm.. apesar de naum ter tido mta intimidade com ela, limitando-se apenas a conversar como boas colegas de sala, me entristeci mtuito com a notícia.. eu estava em Bts, mas nem fiquei sabndo.. (ô minina desinformada sô!)..
    Mas ela era uma boa moça Joo! Com ctz ela está feliz, ao lado do Senhor! Não vamos deixá-la triste, e sim feliz lembrando sempre dela como aquela pessoa boa, fiel, digna (e q persistia atéééé o fim com seu pensamento)! xP

    Telminha, seja feliz onde estiver~*

    bjoos

    ResponderExcluir