domingo, 20 de fevereiro de 2011

Rainy September - Eu consegui!

Eu consegui. Eu não estava acreditando muito. Desde que comecei, achei que nunca terminaria. Como dezenas de outras histórias que pra mim eram revolucionárias, mas ficaram no passado. Eu não sei bem qual foi a minha motivação, mas eu consegui. Por exatos 50 dias, venci o calor, o cansaço, a preguiça e a ocupação arbitrária do meu irmão no quarto pra poder concluir essas 34 páginas. Não sei como, mas eu consegui. Mas, conseguir tudo seria muito fácil, não é? Pois bem. Minhas aulas começam amanhã, e o projeto do qual faço parte a tarde também volta amanhã. Eu tinha apenas hoje pra fazer a capa, mas quase ouço o Bola de Fogo me ligando pra dizer que o calor está de matar. Ou seja, calor demais, sem capa.

Peço desculpas por vocês lerem uma história sem a capa. Mas sabem como é essa é a primeira vez que eu consegui. E eu queria muito mostrá-los o resultado dos meus esforços. Não está perfeito. Tem muitos erros. Erros explicitos, erros mascarados, erros que condeno, erros que não vi E EXIJO QUE ME CONTEM, BELEZA?

"Rainy September" é uma história comum. Talvez vocês gostem, talvez vocês odeiem. Mas foi feita com todo meu carinho e representa muito pra mim nesse momento. Porque eu não sei se vocês já sabem, mas eu consegui.

Bom, não quero falar muito. Gostaria que vocês lessem e me dessem uma opnião! Pretendo fazer um post explicando como foi o processo de criação, os problemas que enfrentei, as dúvidas e tudo o mais. Mas gostaria que vocês lessem primeiro!!
A unica coisa de que me arrependo foi o ritmo da história. Tudo muito rápido e apressado no final, achei terrível. Mas enfim, espero que vocês gostem, e possam enxergar um pouco de mim em cada página.

Obrigado aos amigos pelo apoio, pois sem vocês seria difícil ou impossivel! Obrigado em especial a Lanna, que, por causa da minha falta de atenção não está nos agradecimentos finais sendo ela uma das que mais me apoiou. Minhas desculpas.

Mas enfim, quero que vocês me digam realmente o que acharam!! Só estou postando hoje por que não aguentaria ficar uma semana com a história pronta e dividir com vocês só quando fazer a capa na semana que vem!!! Estou muito ansioso pela opnião de vocês! Afinal, eu consegui!! E agora é pra valer!!

Rainy September 26,059 KB (Estilo oriental)

PS. Upei no 4shared, espero que não dê problemas pra ninguém, tá?

Bitokas, até logo!!

UPDATE! 22/02/2011 : Gente, muito obrigado mesmo, de coração, pelos comentários aqui ou no meu orkut! Mas como são muitos não vou conseguir respondê-los apropriadamente, então pretendo fazer em breve um post sobre como foi feito o mangá e tirar dúvidas e assuntos que ficaram mal-explicados!
Ah, pretendo fazer a capa esse fim de semana!!!

Gente MUITO OBRIGADO pelo carinho de vocês, eu sei que não mereço tudo isso!!
;****

UPDATE - 2! 24/02/2011 : Fala, SEUS LINDOS! hhaahahahahaahaah Olha, algumas pessoas me disseram que estão tendo dificuldades pra baixar o mangá no 4shared. Então, se alguém está com esse problema por favor me avise que eu dou um jeito. Por enquanto estou mandando o mangá por e-mail mesmo, é bem rápido e pratico =)
E mais uma vez obrigado pelos comentários, vocês não tem noção da força que eu to recebendo :)

31 comentários:

  1. Huahahahah XD ainda bem q o Bola de Fogo não te ligou =x

    Nossa, é realmente uma sensação de Missão Cumprida qdo terminamos um projeto, por mais simples q possa parecer para quem tá de fora, né? E vc é isso msm, um vencedor!! Parabéns pelo trabalho, q vou baixar AGORA e ler!!!

    Bitoks!!

    ResponderExcluir
  2. é muito bom ver seu trabalho pronto, né? ^^

    eu tb não sei que motivação eu tive pra concluir o volume 01 do meu zine, sendo que assim como vc, eu tinha um monte de outros projetos e podia dar prioridade a eles...acho que queria mais provar a mim msm que era capaz de concluir um capítulo. XD

    mas agora vejo que é mto mais que isso.

    bom, eu vou baixar tb e assim q ler com calma vou falar o q achei e dar minhas opiniões sobre sua história!

    ate mais! o/

    ResponderExcluir
  3. Ótima Criatividade, e se juntarmos isso ao seu Talento temos essa linda História. Usou muito bem dos artifícios para prender o leitor, incitando sua curiosidade e fazendo-o ler até o fim. Tenho de elogiar também as partes cômicas do manga, ficaram muito boas. Parabéns "Joo".
    Continue com o ótimo trabalho e nunca desista.
    Um grande abraço.
    Massarotti.

    ResponderExcluir
  4. Aaaaaahhhhh!!! Parabens!!! Ficou simplesmente Maravilhoso! Amei!!!

    Os desenhos nao tenho nem palavras, ficou muito fofo e meigo, a historia prende mesmo, profissional!

    Voce deveria publicar este mangá, olha q vende! O seu uso de reticulas, incrivel nao sobrecarrega a pagina mas dá um toque todo especial.

    Meus mais sinceros parabens! Continue com esse otimo trabalho e obrigada por lembrar de me mim >.<♥

    beijos e muitooo sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Uma vez eu tentei fazer um mangá. E não saiu muita coisa. Por isso vou ler o seu o/

    Tomara que seu esforço tenha sido válido *-*/

    *Bem que vc poderia fazer uma capa e deixar aqui no blog, né? *-* *

    ResponderExcluir
  6. acabei de ler seu mangá, e simplesmente ADOREI*-* ficou com um acabamento bem profissional no computador e o traço se manteve bem firme do começo ao fim^^ Achei o enredo muito bom, e eu realmente gostei muito (não se preocupe, one-shots tem um enredo mais rápido mesmo, mas você encaixou direitinho começo, meio e fim).
    Nem precisava ter me colocado junto nos "Agradecimentos especiais"*-* fiquei super feliz=D
    O significado da história foi bem legal mesmo, todas as pessoas, por menos que sejam, tem seu lado egoísta, que sempre pensam em seu próprio bem (claro que precisamos pensar em nós mesmo também) mas sempre devemos cuidar bem dos nossos amigos^^ e é isso que eu vi na sua história=D

    By: Yu-chan

    ResponderExcluir
  7. Adorei, joo você está de parabens gostei muito!
    No começo achei que era todo de romance mais vi que era de amizade(com romance ^^)
    ficou excelente. *-*

    ResponderExcluir
  8. Adorei os efeitos exatamente como os mangakas do Japão fazem.
    Eu como vc achei que a história aconteceu muito rápido.
    Eu tenho um monte de críticas, mas antes de tudo quero te parabenizar pelo lindo trabalho. Acho que você conseguiu captar o estilo do shoujo.
    Eu só tenho uma sugestão para que vc tente colocar o shoujo no cenário brasileiro, se quiser é claro.

    Parabéns, Joo e tudo de bom pra ti e que futuramente tenha mais trabalhos para vc expor

    ResponderExcluir
  9. OMG!! Ficou MUITO bom Joo! Parabéns de verdade! *-* Já vou divulgar :D

    Tem alguns detalhes que passaram despercebidos na revisão, mas sério, ficou bom demais. Pra um iniciante, ficou bastante profissional até. =P Você tem muito talento. A história é boa, e o desenho fofo. Adorei os desenhos de arquitetura, o colégio ficou bom demais. Continua fazendo histórias curtinhas pra exercitar, vença a preguiça, que eu sei que em certos momentos é muito tentadora (><') mas se você continuar assim, vai continuar melhorando e vai chegar longe, pq talento vc tem demais. =D

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  10. Eu li rapidinho porque tô apertada com a faculdade...

    Gostei do seu mangá Joo! *--*
    Seu traço é bem shoujo mangá mesmo. Gostei do cabelo ondulado da Mika.A história está bem sensível, a narração da Mika, seus pensamentos.

    Algumas coisas que vi e acho que poderiam melhorar é a lineart. Você poderia ter feito uma "limpeza" controlando os níveis (ou level) se você usa photoshop pra editar (atalho ctrl+L), para que não fique aqueles pontinhos cinzas meio desfocados. Quando coloquei a imagem em 100% vi isso. E também a reticulagem, acho que você poderia definir os pontinhos mais ainda, controlando o level do mesmo jeito da lineart, o contorno do desenho. E pensei também, que para não ficar muito "pixelado", você poderia usar um pouco do desfoque (eu vou tentar isso, porque ainda não tentei só pensei, mas é com experiências desse tipo que a gente vai aprendendo a mexer nessas ferramentas digitais). A paisagem com nuvens, você utilizou foto? Se for isso mesmo, acho que ficaria mais harmonioso com o mangá se você transformasse essa foto em retícula. Tem tutoriais para se fazer isso. Não vou conseguir explicar direito em tão pouco tempo... Você transforma a foto, em escala de cinza, no modo bitmap e coloca no modo de indexa... A foto precisa ter uma boa resolução...
    Bem, aos poucos a gente vai aprendendo essas coisas. Essas foram algumas dicas... espero ajudar...

    Quanto a estrutura dos desenhos. Você mesmo deve saber no que está errando e acertando. Você mesmo escreveu que tem muitos erros.

    Mas não é fácil fazer um mangá mesmo!
    Ás vezes começo a achar que não sei mais desenhar de tanto tempo que fiquei sem desenhar... Por isso desenhe sempre!

    E que este seu mangá se torne o primeiro de muitos outros!!!

    ResponderExcluir
  11. Ficou lindo!!! A arte final ficou ótima sem aquele exagero, eu fiquei odiando o pai da Hana ò.ó eu sei como não é fácil fazer um mangᬬ eu já tentei e estou tentando--' comtinue fazendo (eu sei que é pedir demais vc mesmo disse no fim do mangá que vai ter algumas dificuldades)

    ResponderExcluir
  12. Cara, to passando só pra avisar que quando acabarem minhas férias vou ler, é que não estou em casa! hehe... :P

    ResponderExcluir
  13. Querido amigo...

    Cara, nem sei o que te dizer. Muito me impressionou a sua oneshot. Ainda estou pasmo com o seu traço nas personagens...Lindo.

    Narrativa perfeita. Trata-se de uma oneshot, portanto, não há como ser mais lento ou mais rápido...A mim, o ritmo da narrativa agradou bastante. Ah, quanto a mensagem. Pode ter certeza de que ela foi dada.

    Obrigado por nos presentear com o seu belíssimo traço, digno de publicação. Lógico que irei disponibilizar o seu trabalho no meu blog (se não se importar claro). Todos devem conhecer este cara talentoso e com um lindo traço shoujo.

    Kissus e continue firme.

    PS: Não abro mão da capa...Faz o favor de postar uma hein rapazinho....

    ResponderExcluir
  14. Existe alguns defeitos na proporção do corpo,algumas cenas de ação, e talvez esteja enganada, mas havia algumas cenas que pareciam ser SD, mas não estavam bons.
    .
    Mas no geral, fiquei com muita inveja do seu trabalho.A história esta muito envolvente,interessante, e realmente prende a atenção.Pena que agora vc estará ocupado com várias coisas, mas quem sabe mais pra frente, vc não escreva mais histórias como essa??
    .
    Já ganhou uma fã de carteirinha(bem nem tanto), mas na parte de fã é real,rsrsrs.

    ResponderExcluir
  15. Uoh! Vi seu coment no meu blog hj a tarde, mas não pude ler ainda pq estava no trabalho e cheguei agora da facul... Vou baixar pra ler agora! *-*
    Omedeto Joo-kun! Você é um vencedor com certeza! É realmente um satisfação que só o autor sabe quando termina uma história... i.i meus parabéns moço! eu lerei com muito gosto e volto aqui para dar minha opinião! ^^~ até mais tarde! :D

    ResponderExcluir
  16. Geralmente quando eu leio um mangá nacional, os defeitos se sobressaem e eu jamais consigo ter o prazer de mergulhar na história. Isso me desagrada muito, mas com seu trabalho eu percebi que isso só acontece porque o erro está no roteiro. Ninguém consegue passar mensagem nenhuma e são de uma ingenuidade e imaturidade que dói...Os mangakás nacionais estão sempre querendo ser melhor que os japoneses e criar uma tendência universal absurda, ou entrar no mercado pra arrasar com os outros ou inflar seu egos com elogios falsos... Porém, vc não é assim, JoO. Me surpreendeu porque consegui ler sem ver defeito nenhum. Vc passou sua alma no texto e todos os pequenos "erros" são irrelevantes! O que importou aqui foi a mensagem que eu não esperava ler mesmo. Vc conseguiu fazer um shoujo como ele é, aparentemente bobo, mas que por trás existe vida real. Cheguei a lembrar do meu próprio tempo de escola, quando aquela amiga me apunhalou pelas costas. Mas eu não vou fazer spoiler.rsrs
    Sei que levamos 50 dias pra fazer um mangá que as pessoas leem em dois minutos e isso parece inglório, porém, se a história foi feita com amor, ela fica eternamente na mente do leitor através das mensagens. O mangá nos dá a oportunidade de viver além quadrinhos. A única arte que faz isso com a gente!!!
    Seja sempre exigente que vc será um grande profissional!!!
    Grande beijo e obrigada por ter feito esse trabalho.

    ResponderExcluir
  17. Eu li seu mangá e vou te falar uma coisa moço... você tem muito talento. Achei tudo legal, a historia, os personagens, o desenrrolar da história... foi tudo perfeitamente harmonico. Eu gostaria de te parabenizar, e te falar que estou esperando mais material seu! :-) Pode ter certeza que você ja ganhou um fã! Agradeço, e keep it up!

    ResponderExcluir
  18. Iai brodi, acabei de ler

    kra, muito bom, achei natural, o seu traço ta muito massa, e o complementar eu te falo depois!
    o importante é nao parar ok? continue treinando e evoluindo para nos presentear com mais histórias!
    good luck

    ResponderExcluir
  19. Voltei p/ deixar meus comentários sobre sua história XD
    (só não liga q vai ficar IMENSO o comentário)

    Quanto ao roteiro, eu gostei bastante do modo como vc conduziu a história! Algumas partes eu achei que ficaram corridas (como no fim), como vc mesmo já falou, então não vou entrar em detalhes. Mas como é uma one-shot, eu não vejo tanto problema na questão do ritmo, o importante neste caso é a mensagem que vc quis deixar para o leitor, e ela ficou bem clara. =)
    Eu gostei muito da mensagem da sua história e do jeito como vc a colocou! Me prendeu bastante!

    Sobre os desenhos, eu senti falta de cenários em alguns quadros, além da diagramação em algumas partes que poderiam ser mais dinãmicas, por exemplo, nas cenas de ação (uma dica é usar mais linhas de ação, colocar onomatopéias maiores e chamativas e quadros tortos, pra dar mais noção de movimento)

    Mas isso você vai aprendendo e arrumando com o tempo! ^^ Se vc visse o vol 01 do sigma pi entenderia bem ahahaha
    Seu traço é bem shoujo e delicado, o que casa bem com histórias de cotidiano! Ele me lembrou o traço da Wataru Yoshizumi (autora do marmalade boy), não sei se conhece.

    Gostei muito da forma como desenha os cabelos dos personagens, ficaram tão naturais! A aplicação de retículas tb está boa, bem simples e clean, mas com toques delicados e típicos de shoujo.

    Bom, acho que é só isso! Espero poder ver em breve mais histórias suas! =) Vc leva jeito para escrever histórias e consegue passar isso de uma forma bem legal para o leitor, portanto não pare moço!

    espero que não fique chateado com os pontos que critiquei, e qualquer coisa é só falar!

    abraços!

    ResponderExcluir
  20. Oi Joo,

    Finalmente li =D! acho que não tenho muito a acrescentar ao que já foi dito. Para um desenhista iniciante e uma historia de one shot tah ótimo. Nesse tipo de história curta a maior dificuldade que encontro e manter uma continuidade na história para que ela tenha começo, meio e fim e você conseguiu isso. Um roteiro interessante com um fundo de critica social, algo que ocorre no dia a dia e que ignoramos na maior parte do tempo. Sua mensagem foi passada com êxito e os personagens são cativantes. Meus parabéns =****

    ResponderExcluir
  21. oi Joo o//
    bom, primeiramente, para que todos saibam: eu li faz uns dias já, mas só agora pude comentar ao público minhas impressões:
    uma história tocante, que literalmente me arrepiou.
    desenvolvimento e personagens bem construídos.
    traço leve, simples e significativo.
    texto e imagem se complementado, sem em algum momento ficar repetitivo.
    artefinalização mto profissional, realmente parece com as de mangás fodas.
    e claro, erros sempre existem, e enquanto formos humanos, podemos errar e tentar de novo, e melhorar, evoluir.
    por enquanto deixo apenas meus sinceros PARABÉNS, que vc tem talento, garoto, mto talento a ser desenvolvido!
    to mto orgulhosa de vc, mesmo!
    *-*

    ResponderExcluir
  22. Se eu puder resumir em uma frase. seria essa:

    "Simplesmente, o melhor shoujo nacional!"

    Expressou tudo que precisava! É muita maldade pedir para qualquer um apontar um erro na história! Tenha certeza que há erros, mas são erros que tu com certeza notou, é completamente desnecessário apontá-los (sério!)!

    Se tu quer crítica, então vou dizer as minhas, que são opiniões COMPLETAMENTE PESSOAIS, e não interferem em nada o excelente trabalho que tu colocou aqui:

    Crítica 1- Não gosto de quadrinhos nacionais no sentido oriental, isso por uma questão ideológica.

    Crítica 2- Não gosto de cópia de cenários prontos, porém admito que foram muito bem utilizados! (Só não gostei mesmo daquele céu na página 33 e 34.

    Mas como eu falei, opiniões muito pessoais! O teu trabalho está mais do que excelente!

    Fiquei feliz de ver meu nome nos créditos finais! Valeu mesmo! :D

    ResponderExcluir
  23. Ah, quase me esqueço!

    Se lembra aquela nossa conversa sobre "desenhar homens e mulheres"?

    Pois é, não tenho nada a te argumentar nessa história! :D

    ResponderExcluir
  24. OMG !! Isso aqui ficou perfeito, sério !

    Nossa, amei tudo, os desenhos, as retículas usadas e tudo mais . Cara, tu tem futuro com isso ! *-*

    Quero ver muitos trabalhos seus ainda, com certeza . E se for pra pedir pra mim indicar um erro ou coisa parecida, seria até maldade KKKKKKKK

    Só acho que faltou alguns cenários e nas cenas de ações um pouco de "movimento" para deixar mais emocionante, entende ?

    O traço é bem simples e natural, típico de shoujos como MB e outros que já li . E a história é ótima, sem aqueles roteiros óbvios, que a gente já imagina o que vai acontecer .

    Resumindo: ficou nota 10 !!
    Parabéns pelo trabalho, espero que continue assim e melhore cada vez mais .

    ResponderExcluir
  25. Realmente, é uma história linda e realista, faz as pessoas refletirem os seu próprios atos. Eu gostei muito de ler essa história ^-^ Ah, e os seus traços são muito bons.
    Espero ver novos projetos seus.

    ResponderExcluir
  26. Copiando o comentário do Renan Amaral (desculpa aí, Renan):

    "Simplesmente, o melhor shoujo nacional!"

    Isso é tudo o que tenho a dizer por enquanto...

    (ainda recuperando-se do choque de ter lido um mangá-br tão bom...)

    ResponderExcluir
  27. Oi joo. Quero muito ler sua historia mas nao consigo baixar.
    Pode me ajudar? !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda!

      Que surpresa um comentário aqui no blog após tanto tempo :D

      Você pode encontrar a minha história dividida em 2 partes no meu portfólio online: http://kawek.net/jooasiam

      Se você não conseguir acessar, me avise que tento te encaminhar por e-mail, ou tento postar na minha page no fb: ( fb.com/gravitandonoescuro )

      Obrigado pelo interesse, e um ótimo restinho de semana ;)

      Excluir
  28. Oi joo. Quero muito ler sua historia mas nao consigo baixar.
    Pode me ajudar? !

    ResponderExcluir