terça-feira, 2 de outubro de 2012

Esfoliação grátis: Eu critico, tu criticas


 Olá meus bolinhos de maracujá com cobertura de creme de baunilha e pedacinhos de sardinha enlatada com molho de tomate!!!!!

           Estamos falando diretamente da central do Sensualizando que fica escondida no lado negro da Lua especialmente hoje para dar início a estréia do novo quadro do nosso programa: Esfoliação Grátis! Aqui nós vamos discutir sobre assuntos interessantes, e quem sabe abrir os poros de vocês pra novas realidades!(?)
Queria agradecer também a galera cheirosa que comentou no post anterior, mas ainda assim NINGUÉM DEU SUGESTÃO PARA O QUE PODERÍAMOS USAR DE EXEMPLO NESSE POST, portanto eu escolho o tema: vamos falar das odiadas, porém necessárias, CRÍTICAS! (trovões ao fundo)

É preocupante escrever um texto de opinião que possa ser claro o suficiente pra evitar falhas na comunicação, mas obviamente chegar nesse assunto aqui vai ser bem fácil, já que grande maioria dos visitantes do blog desenha e sonha poder trabalhar com isso um dia, e como parte do processo natural, certamente já toparam com isso.
Pra realizar o sonho de ser um desenhista ou então melhorar suas habilidades em um hobby que lhe da prazer, você começa a praticar se baseando em histórias em quadrinhos que você gosta, e vai descobrindo um estilo confortável, vai encontrando uma maneira de colocar um pedaço de você naquilo. E quando o desenho ta acabado, é uma festa: o pai acha lindo, a mãe cola na geladeira, as tias falam que você tem talento e a vó fala pra parar de graça porque o que dá dinheiro é ser doutor.
Seus amiguinhos da escola falam que você já deveria estar nas mais importantes revistas do país e pedem caricaturas, suas professoras de artes falam o quanto você é excepcional e por aí vai... É muito fácil se sentir importante no Brasil, não porque você seja o novo prodígio da arte (desculpa ser sincero demais), mas porque você não tem competição. Apenas parem e pensem quantos coleguinhas da sala de vocês realmente levavam arte a sério? Toda sala de aula tem um ou dois que gostam de desenhar, enquanto os outros 38 alunos acham bonito, elogiam, e voltam a comentar o paredão do big brother. Você não percebe isso, até que a vida te força a sair do seu circulo de amizades e colocar a cara a tapa.
          Com a internet, esse processo se tornou ainda mais rápido. Assim que você começa a participar de redes sociais, você acaba entrando em contato com outros artistas e a expor seus trabalhos. Vai tudo muito bem, tudo muito bom, até que ela vem, sorrateira e inesperada, como uma jumenta pisando sobre os ovos da mamãe lagarto (oi, não sei se avisaram, mas você é a mamãe lagarto): surge uma crítica.
Pra mim, isso foi bem mais fácil. Nunca levei meus desenhos a sério até começar meu primeiro (e único) fanzine. Minha auto crítica é muito severa, e todas as criticas que recebi sequer chegaram aos pés daquelas que eu fiz a mim mesmo. Mas tenho muitos webfriends, e observando os diversos casos que tive conhecimento, as criticas costumam surtir os seguintes efeitos:
  • a “vítima” se sente pessoalmente ofendida: isso é bom, afinal, criticar a sua obra é criticar você. Só quando você se enxerga nos seus próprios rabiscos é que está mais próximo de crescer no seu próprio estilo. Mas lembre-se que desenhar pode ser um prazer, porém você não desenha para si mesmo. A arte deve tocar as pessoas, e as vezes o que te emociona pode não significar nada para o restante da humanidade. Triste, eu sei. Mas se você quer se um profissional, você vai ter que agradar pessoas que podem não gostar do que você goste, e pior, você vai ter que vender o seu produto. Isso se chama capitalismo.
  • A “vítima” não aceita a crítica: isso vai da personalidade de cada um. Ninguém é obrigado a aceitar/ouvir algo que não lhe agrade. Mas mantenham no pensamento aquilo que disse lá em cima: VOCÊ NÃO DESENHA APENAS PARA SI MESMO. Uma crítica pode te alertar para algo que você não perceba, mas que talvez seja o que falte para dar um “tchan” a mais a sua arte. Então antes de ignorar uma crítica, ouça. Como disse, ninguém é obrigado, mas dentro de uma crítica você pode encontrar conselhos valiosos.
  • A “vítima” reage negativamente à crítica: Gente, não façam isso. É feio, é imaturo, é ridículo. Existem 7 bilhões de pessoas no mundo, cada pessoa tem uma visão diferente na cabeça, e se ela não gostou da sua arte, você pode aceitar a crítica ou recusá-la com um simples “obrigado”. Xingar a mãe alheia denota incapacidade de lidar com a opinião dos outros (lembre-se que é com ela que você vai trabalhar) e denota infinita pobreza de espírito. Seu desenho/HQ é uma expressão pessoal sua – e como arte, deve causar reações nas pessoas (gostar, amar, se identificar, não gostar, odiar, colocar seu nome na boca do sapo, etc). Se você quer que sua expressão artística seja unânime sobre a opinião dos outros, talvez você não saiba com o que está lidando.
  • A “vítima” acha que todos são trolls: GENTE IGNOREM OS TROLLS PRENDAM SEGUREM AMARREM CAPTUREM erm, quer dizer, trolls não devem ser ouvidos! Eles querem te atacar talvez porque “no Brasil sucesso alheio seja uma ofensa” (não lembro quem disse isso), e pode não parecer, mas entristecer os outros dá orgasmos em muita gente. Por isso, ignore-os. Trolls são fáceis de se identificar e o seu desprezo os afastará rapidamente. Como meu amigo Joe disse uma vez, “eles se alimentam da atenção que você dá a eles.” Mas nem toda crítica é negativa ou quer te por pra baixo. O que parece ser difícil para muitos entenderem é que chamar atenção pra anatomia, furos de roteiro ou arte-final não quer dizer que querem te ofender, te humilhar em praça pública, afundar seu nome da espessa lama do fracasso. Existe (acredite!) muita gente legal e experiente querendo compartilhar com os outros anos de experiência, e talvez a maneira como você encara um crítica te fecha para a possibilidade de melhorar MUITO!
  • A vítima pira na maionese: Desiste de tudo, perde a confiança de mostrar seus desenhos em público, acha que é o pior desenhista da face da terra e que um bebê de três anos usando o pé desenha melhor que ele/ela. Isso acontece raramente, mas eu já vi isso. E vou ter que bater na mesma tecla once more: arte é o que você é, o que você tem a dizer, resultado de tudo aquilo que você absorve do ambiente em que você vive. A maravilha disso tudo é poder encontrar alguém que se identifique com aquilo que você tem de mais honesto dentro de você! Esconder sua arte rouba todo o sentido original, e querer que ela seja soberana perante tudo e todos destrói a magia da identificação espontânea com o leitor/observador. O legal de um desenho não é que todos amem ele, mas que através dele você saiba que existem pessoas que entendem a sua mensagem! ENTÃO DEIXA DE DRAMA, PENTEIA ESSE CABELO, ESCOVE OS DENTES, COLOCA TINA TURNER PRA TOCAR E VÁ DESENHAR!!

Críticas mexem com a gente. Com a auto-estima, com a (in)segurança, etc. Contudo, saber lidar com críticas não é essencial pra você apenas como autor, mas também como indivíduo de uma sociedade. Você pode desenhar o que quiser e como quiser, mas ao expor um pedaço seu em publico esteja preparado para o fato de que exibir algo em público e pedir pela opinião alheia. A função primordial da arte é balançar, confrontar e fazer pensar - e você não pode impedir as pessoas de expressarem isso.

Bom, como vocês podem ver o texto ficou enorme, eu me tornei repetitivo mas o assunto ainda dá pra render mais. Gostaria que vocês compartilhassem nos comentários experiências, opiniões, dúvidas, etc. Sou lindo demais pra ter tempo livre suficiente, mas PROMETO responder os comentários o mais rápido possível.

QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊS!!!!
Beijucas X***

ps. participem pq eu não vou aceitar escrever um texto gigante e vocês não participarem, sério, eu arranco a sobrancelha de vocês no dente.

9 comentários:

  1. Muita verdade em um só texto -q conheço poucas pessoas que desenham,tecnicamente nenhuma "ao vivo." As vezes queria encontrar alguém que desenhasse para me ajudar,mas essas tão famosas criticas me preocupam, porque acho que não saberia lidar com elas, não exatamente ao ponto de xingar a mãe da pessoa,mas de associar ao desenho e tal e não conseguir pegar nada de util por conta de lerdeza e tudo mais...Agora ainda tem gente que quer que eu ensine a desenhar. (Gente desses 38 que acham bonitinho) Que acham que é só pegar o papel, dizer as palavras mágicas e o desenho aparece feito...
    Então, apesar de tudo acho que as criticas são das coisas mais importantes para diminuir o ego e fazer com que os artistas possam realmente evoluir.

    ResponderExcluir
  2. Nunca deixei me abalar com críticas.

    Nunca tive apoio na minha família, que é o principal, então, nunca esperei apoio do mundo também.

    Você diz que se desenha para o mundo...Eu continuo dizendo que desenho pra mim! Li certa vez em uma dessas revistas para otakus, um desenhista falando que antes de tudo, deve se gostar do que se desenha, e se você gosta, e cria algo independente do gosto alheio, a coisa tem mais chances de decolar.

    Sempre desenhei pra mim, e se as pessoas acham bonitinho ou não nem me importa...Aprendi tudo sozinho e isso já é motivo suficiente pra erguer a cabeça, criar um blog e postar lá o que eu desenho e me agrada...

    Não menosprezo as críticas, mas não me venha com críticas destrutivas - é o que sempre digo. Ah, importante também é aceitar elogios de quem está ao seu nível. Pessoas que desenham "palito" costumam se achar criticas e arte...Ah Vá!

    Abraços JoO, e vou parar por aqui...Senão vou escrever outro post. ^^
    Takamura do blog: Tatsu Estúdio

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkk ai Joo, vc é uma comédia XD

    mas esse assunto é sério mesmo, agora pouco visitei o site do desenheiro e ele tava reclamando (provavelmente de críticas fortes a sua arte) enfim, parece q ficou bem chocado ere voltado (p acrescentar) - normal... n é legal (interiormente p nosso ego) receber criticas, mas depende muito do ponto de vista do criticado.

    eu ja recebi varias DICAS (pq n vejo como criticas, mas como dicas p melhorar) e olha, me ajudaram muito - principalmente de enxergar q preciso melhorar em cenários - tô estudando muitooo - e tb na anatomia - q igualmente estou estudando.

    o negócio é tentar melhorar a cada dia, se superar, se surpreender! é o q tenho em mente, talvez n ser uma mangaká (visto ser extremamente dificil e n sei se tô com esse gás todo) mas uma ilustradora de qualidade!

    acho q o negócio é confiar no seu talento e decolar ofertando serviços =)

    bjão Joo e tudo de bom - ah to com saudades do seu traço, ta na hora de postar um tira gosto ae neh! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Concordo JoO, criticas só podem ser boas ou ruins dependendo do ponto de vista da pessoa. Há aqueles que com uma critica veja o que falta ou com o que esta exagerando e procure melhorar cada vez mais, e aqueles que não aguentam e desistem.
    Eu por exemplo, gosto muito de desenhar, e até que não sou 'ruim' mas não quero esse tipo de carreira que só são poucas as pessoas que investem nessa área e por sermos um país capitalista, desenhos é uma escolha só pra aqueles que realmente querem, por conta do mercado ser volúvel e não se ter um publico fixo.
    Que a força esteja com você também~
    See ya.

    ResponderExcluir
  5. Sim! Isso é verdade. Eu não acho que desenho bem, mas acho que venho melhorando ^^. Eu desenhava desde criancinha, meus colegas achavam bonito e me sentia super bem, nem treinava e nada por que me achava demais kkkk. Depois mudei de escola e nessa tinha umas 2 pessoas a mais que desenhavam. Uma bem melhor que eu. Eu continuei desenhando como desenhava, mas via que não era tão bom quanto da outra pessoa. Então comecei a desenhar pra melhorar, mas acho que não era algo tipo como treinar para melhorar, porque continuava na mesmice. Acho que é porque achava bonito e ninguém criticava diziam que tava lindo, então estava cego demais. Até que um dia meu irmão reclamou de uma parte do desenho, fiquei com raiva( como a maioria das pessoas quando recebem uma crítica). Depois eu percebi que realmente não estava bom, então fui tentando melhorar e fui treinando e treinando. E comecei a desenhar uma história, achava que o traço estava bom, não muito, mas criei ela para treinar porque você melhora mais quando está fazendo uma história, eu acho... Aí comecei a notar uns erros de anatomia, porque sempre os personagens ficavam com o corpo diferente e então comecei a treinar, olhando umas apostilas em uns sites. E é isso continuo treinando para melhorar :D

    ResponderExcluir
  6. @Carine: Sim, vc ta certissima: saber aceitar criticas é um exercicio de humildade no fim das contas. Ego, amor próprio, etc se confundem quando vc escuta algo que não gosta, e é preciso saber lidar com isso de um jeito ou de outro.
    Não tenha medo das criticas, se vc acha que precisa melhorar, elas sao o caminho mais curto pra que vc possa ter um direcionamento, pra enxergar aquilo que vc não consegue :D
    se precisar, tamo aí natividade!
    beijos e obrigado por comentar ^^~

    @Takamura: AAAAIN QUE SAUDADEEEEE!!
    bom, vamos desfazer um pequeno mal entendido: eu disse que SE VC PRETENDE TRABALHAR COM DESENHO, VIVER DISSO E ETC aí sim vc vai ter que saber o que as pessoas querem de vc, seu trabalho nao sera puramente expressão artistica, mas também um produto comercial.
    mas se desenhar pra vc é um hobby, vc é livre pra fazer o que bem entender!
    Dei esse exemplo pq a maioria dos desenhistas da blogosfera sonham em ser profissionais, pagar suas contas com mangá e etc.
    Obrigado por comentar ^^~~~

    @Dayla: É bem isso que eu queria dizer só que com menos palavras (falo demais hahaah): criticas sempre vao estar lá, vc só precisa mudar seu ponto de vista. Ao inves de pensar que te deprimem, deixam triste, basta pensar que são conselhos, ou até mesmo ignorar... Não tem pq fazer toda a cena que as pessoas vem fazendo com frequencia ultimamente, né?
    Eu mesmo te dei muitas dicas/criticas, não foi? hahaahahaahahaahaahah

    @Dayla eu acredito que pra ser mangaka, basta ter uma ideia boa pra contar com uma mensagem edificante pra passar, e isso vc tem de sobra. não é como se fosse facil ou tivesse mercado pra isso, mas não desista! vc tem uma imaginação linda, e pode ser uma bela mangaka um dia :D
    Aguarde desenhos em breve ;D
    Bitocas!!!

    @Hikari-Chan:Quanto tempoooo!! \o/ Ah, nem me fale! Assim como vc eu tinha desistido da carreira de desenhista por medo de passar fome, mas agora eu encontrei no desenho/manga/contar historias algo inerente a minha personalidade, uma maneira eficaz de me expressar claramente, como se fosse uma extensão da minha personalidade. Agora quero voltar a desenhar, mas to no ultimo ano da faculdade rsssss
    Tem que ter MUITA força de vontade, e eu espero passar em todos os testes hahaahahahahha
    Obrigado por comentar!!

    @Matsa: AAAAAAH QUE DEPOIMENTO LINDO!! PARABÉNS!! é isso mesmo, a gente passa por todos esses estagios! A gente fica com o ego inflado e logo na primeira critica ficamos com raiva, revoltados... no começo de tanto enxerem nossa bola parece que somos um prodigio, que nada fazemos de errado... mas estamos cercados de pessoa que não entendem muito de anatomia, proporção, roteiro e etc. Por isso as criticas são importantes, pra tirar essa ilusão de que podemos fazer qualquer coisa e recomeçarmos do zero, estudando serio, buscando aprender mais e mais, e assim vai!
    Não deixe de treinar/estudar jamais, vc está no caminho certo! :DDDDDDDD
    Muito sucesso no futuro!!
    Obrigado pelo coment ;)

    ResponderExcluir
  7. Oieeee Joo!
    Demorei pra comentar, mas é porque vem mais um daqueles comentários GIGANTES! LOL
    *aproveita pra pegar pipoca aí ahauhuhua*

    Eu ri do seu começo porque nem minha mãe nem meu pai me enchiam de elogios ou mostravam os desenhos pra todos os parentes ver. XD A única da minha família que realmente gostava dos meus desenhos - e incentivava - era uma de minhas tias.
    Uma coisa que você comentou é essa questão de levar a sério os desenhos. Também não levava a sério e nem fazia questão de aprimorar o traço, roteiro, etc até começar a fazer o Sigma Pi. Daí depois que o fanzine saiu que comecei a ver um monte de defeito, desanimei, fui no evento e voltei com uma meta de melhorar nas próximas edições. Não havia tido essa perseverança, essa vontade toda de melhorar quando desenhava antes.
    Talvez pelo fato de que, como você comentou, vivemos num círculo de pessoas que na sua maioria, parou de desenhar bem cedo. (eu era a única da turma do colégio que desenhava e achava que meus desenhos eram lindos, maravilhosos, que eu possuía o dom divino e etc). Então quando você entra em contato com outras pessoas que desenham você percebe que ainda tem um caminho muito duro pela frente. E não só isso, mas tinha a questão de que todo mundo elogiava meus desenhos quando estava na escola, ou seja, o meu “público” eram meus parentes e os colegas da sala.
    Aí quando você coloca isso à prova de um público que não te conhece, um público que já tem uma certa familiaridade com HQ, com desenho, que você percebe que não é assim tudo perfeito. Existem pessoas que vão falar mal, que vão questionar o seu trabalho, que NÃO vão gostar dos seus desenhos. E isso é natural do ser humano, não tem como agradar todo mundo.
    Se você tentar fazer isso, diga adeus pro seu roteiro XD

    E sobre esse lance de críticas, é ai que eu costumo dizer que existem duas vertentes pra uma pessoa que desenha/roteiriza/ilustra/etc seguir: ou ela leva como hobby e faz como bem entender (aceitando críticas ou não); ou ela começa a agir como um profissional, considera as críticas feitas pelo criticador, pega essas criticas e aprimora o seu trabalho. Se for trabalhar com isso, vai ter que aprender a fazer modificações no desenho, por mais lindo que você ache que ficou. Se o cliente não gostou, vai ter que mudar, você está sendo pago pra fazer tal trabalho.

    E isso não é só em arte não. Já vi nego aqui na Química que não gosta de ser questionado no trabalho dele. É lamentável ver um comportamento desses num lugar onde se faz ciência e ciência é passível de questionamentos sempre.

    Criticar é analisar a obra a fundo, comentar o que você achou da obra e propor mudanças para o autor. Geralmente quando mando minhas críticas, considero o que eu realmente gostei da obra e depois vou apontando coisas que acho que podem ser melhoradas. Ultimamente não ando comentando a fundo nas histórias a não ser que a pessoa peça e deixe claro que quer receber criticas.

    Devo ser uma das pessoas mais chatas do mundo porque eu vou nas redes sociais e peço criticas, e quase ninguém manda ahauahuhuhua
    Tenho uma certa auto crítica (aliás, muito grande) mas nem tudo você consegue pegar por si só, por isso acho muito importante uma pessoa de fora, com uma visão de mundo diferente da sua, analisar seu desenho/quadrinho.

    Nossa ficou enorme o comentário auhuahuhua

    ResponderExcluir
  8. Falae Joo!

    Eu mudei muito minha postura de uns tempos pra cá, pode até me considerar um cara muito mais "light" do que antes.

    Na minha época de Dpziner, eu verificava o trabalho de todos, e varria dando críticas ao trabalho dos outros... e de uns tempos pra cá, penso que eu era relativamente chato.

    Hoje tomo a postura:
    Leio a história, se gostei comento, elogio. Caso eu não goste, não comento, simples assim.

    Comecei a rever meus conceitos, e me questionar:
    "A minha crítica vai ajudar a pessoa?"
    A resposta é NÃO para 98% dos casos. Decidi criticar apenas quando minha crítica é solicitada.


    Quanto à minha recepção de críticas, mudei minha postura também. Estou num ponto onde eu sei onde tenho que mudar, as críticas que costumo ouvir ou são redundantes, ou não são aplicáveis.
    Pode parecer meio egoísta de minha parte, mas a arte é minha, é a minha forma de expor ela aos outros.
    É algo pessoal feito para os outros.
    Novamente parece egoísmo, mas descobri que é assim que é.
    Claro que não farei algo que apenas eu irei gostar, mas o desenhista não pode se focar em querer agradar a todos, ou o trabalho vai ficar horrível, perderá toda a personalidade.

    O ideal é achar um balanço, mas temos que ver que as vezes o toque pessoal é também o sabor único da série produzida.

    PS: O que falo aqui é a minha verdade, pode não ser a verdade para todos. ;)

    ResponderExcluir
  9. Wah!!! Minha mãe, familia em geral, coleguinhas e tal sempre enchiam meu saco de elogios, e isso era muito chato, já que sou timida, eu escondia os desenhos mas minha mãe sempre me mandava mostrar pra ciclano, fulano e sei lá mais quem! Eu sempre gostei de desenhar, mas quando resolvi assumir meus desenhos e tal quando era mais pequena, me repreenderam por acharem q eu tava ficando metida... (foi até um professor q me umilhou...) , e isso me fez ficar mais enjoada ainda...
    Pra mim, desenhar se tornou algo que é só pra mim e pra quem entende essa arte de fazer hq. Até hoje só conheci uma pessoa que gostava de desenhar, maas ela parou mais, o que me deichou solitaria novamente... então o meu unico refugio foi a internet. Foi navegando por ela que encontrei outros art7stas, e isso preencheu um pouco meu vazio. Conheci uma garota q desenha feito proficional, sendo q ela é só um ano mais velha, oque me deichou abalada... me sinto o mashiro atras ni nizuma... preciso alcança-la!!!><

    ResponderExcluir