quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Ouvindo sussurros


Pouca gente sabia, mas ele sempre levou a virada de ano muito a sério. Era época de repensar os caminhos, ponderar resultados, eliminar vícios e dar início a uma nova jornada, novas escolhas. E todo ano, no fim de dezembro, chegava o momento de pegar a escada velha, subir até o topo do armário e encontrar as caixinhas de porcelana, aquelas com as bordas ornamentadas com um dourado vívido e o número de cada ano timidamente impresso sobre as tampas. Ele pegou a caixinha de 2012 e se pôs a pensar no que encontraria dessa vez.
Entrou em seu quarto acinzentado e sentou-se na cama, com a caixinha entre as pernas. Ao abri-la, se surpreendeu com a espessa camada de monotonia permeando todo o conteúdo guardado ao longo dos 12 meses que se passaram. De fato, fora um ano mecânico, cansativo, agravado pelo desgaste dos relacionamentos. Um ponto de interrogação o seguira como uma sombra durante todo o tempo, e por diversas vezes a dúvida angustiou seu coração. Deixara muita coisa para trás e sentia falta delas, mesmo sabendo a importância de abandonar aquilo que o prendia. Estava ficando triste ao lembrar de tudo isso, mas sussurros vindos do fundo da caixa o incentivaram a continuar fuçando.
Atravessando toda a monotonia com as mãos, conseguiu sentir entre os dedos as pequenas alegrias daquele ano. Um sorriso se abriu em seu rosto ao assistir o saltitar das emoções vividas, das vezes que ousou mais, se respeitou mais, se conheceu mais e esperou menos. Sim, a expectativa sempre fora grande inimiga e o impedia de aproveitar completamente as pequenas vitórias, mas naquele ano foi diferente, ainda bem. Com o auxílio dos sussurros que tão bem o conheciam, ele foi capaz de dar a si o melhor que poderia com aquilo que tinha em mãos. Conheceu novos amigos, reconheceu os velhos, confiou mais em si mesmo e deu um chega pra lá na auto-rejeição. Estava satisfeito consigo mesmo, poderia dizer, e isso era uma grande conquista! Sorrisos dançavam por todas aquelas lembranças e se tornavam mais audíveis conforme ele mexia no que encontrava.
Forçando um pouco mais os dedos, tocou fragmentos daquilo que um dia foi, mas hoje já não é. Os pedaços de seu coração, de um vermelho sangue ligeiramente translúcido, jaziam docemente no fundo da caixinha, de onde não saíram durante um ano inteiro. Ele não sabia dizer se funcionaria de novo, se poderia amar novamente. Sussurros disseram que sim, que o coração poderia voltar a amar quando bem quisesse. Mas era difícil acreditar pois, talvez os sussurros não soubessem, havia alguns pedaços importantes faltando. Cego, colocara cuidadosamente os pedaços mais importantes nas mãos de alguém que partiu e os levou consigo. Agora a vida já não tinha o mesmo ar de sonho, e a impressão de olhar através de um óculos cor de rosa se desfez para nunca mais. Com um olhar incrédulo, fitava seu coração incompleto e, provavelmente, incapaz de funcionar de novo.
As lágrimas bloqueadas durante todo o tempo – ele não se lembrava de ter chorado naquele ano – ardiam em seus olhos e cairiam sobre suas bochechas, não fossem os sussurros que cada vez mais altos se transformaram em sorrisos, risadas, gargalhadas. Saíram da caixa acompanhados de uma luz azul-pálida e encheram o quarto, cobriram as paredes, tomaram conta de tudo. Embora não fossem seus sorrisos, ainda assim eram familiares. Lembrou-se das gargalhadas alheias que o salvaram todas as vezes que duvidou de si mesmo, ou do futuro. Percebeu a importância das pessoas que estavam ao seu lado, da força que cada sorriso exercia sobre ele. Concluiu que enquanto tivesse a felicidade daqueles a quem dedicava seu amor, tudo estaria bem.
            Deitado, pensava no que encontraria na sua caixinha de 2013 - seria um ano cheio de desafios, e ele estava um tanto amedrontado. Mas sabia que na sua caixinha só entraria aquilo que ele deixasse, e se esforçaria pra espantar a tristeza e a duvida. Estava decidido a enche-la até as bordas de sorrisos e palavras doces... Agora que aprendera a ouvir atentamente os sussurros de sua alma (vozes que por muito tempo ignorou, mesmo sabendo que eram as únicas vozes a quem deveria realmente dar ouvidos) ele se sentia capaz de mudar seu próprio mundo e jamais calaria seu espírito outra vez! 
          Enquanto fazia planos pro futuro envolto em sorrisos que ricocheteavam pelas paredes do quarto, ele adormeceu, agradecido pelo ano que se passou. 2012 foi instável, complicado e confuso, mas o garantiu alguns sonhos realizados, momentos únicos, inesquecíveis palavras - ditas e ouvidas. Foi o ano em que amou tanto os seus, que passou a amar a si mesmo.

*********************

FELIZ NATAL ATRASADO GENTE DESCULPA A DEMORA!
Nesse clima de fim de ano, fraternidade na comunidade (é noiz brow), uva passa na comida, tio bêbado fazendo discurso, quero agradecer ao apoio de vocês que estiveram comigo mesmo com meu sumiço, dando força e pedindo mais posts/desenhos (isso me deixo muito feliz). Eu tive que desenhar muito pouco em 2012 pra dar conta do ultimo ano de faculdade (embora ano que vem eu tenha pendências a resolver). Mas não vou ser hipócrita: ainda assim me diverti muito! Consegui me sentir completo em diversos aspectos... Realizei o sonho de conhecer um observatório astronômico, assisti filmes que queria há muito tempo e li outros tantos livros, ouvi muita música e achei CDs raríssimos na internet, saí com os amigos, superei o passado (ninguém precisa saber que o passado me superou primeiro), dei o fora em alguém (pode ser normal pra vocês, mas eu to me achando), enfim, mais 12 meses memoráveis se passaram pra encher minha caixinha de lições, aventuras e lembranças doces como açúcar!
Mas agora chegou a hora de voltar a desenhar!!!! Nesse desenho eu apresento a vocês Mai (a maior) e Keiko (a novinha – MÃOS PARA O ALTO NOVINHops). Elas são personagens de “Valentine’s Taihen”, a história de uma amiga minha que eu vou desenhar. É bem simples e curtinha (vai dar pouco mais de 15 páginas) e é com ela que vou re-acordar minhas mãos. Estou tão enferrujado que mesmo sendo um desenho simples, terminar esse cartãozinho foi bem difícil. É resultado de 8 horas de trabalho, divididos em 2 dias (foi umas 4 horas só tentando acertar a anatomia, olha o que ficar tanto tempo sem desenhar faz com a gente, não repitam isso em casa crianças), e ainda assim anatomia ta toda torta e arte final bem falha - mas tenho em minha defesa que estou há 6 meses sem desenhar (sem contar os 12kgs de comida da vó Cristina que ainda tão pesando por aqui)! Espero pegar logo o jeito de desenhar de novo - no que depender de mim vou praticar muito! Por enquanto meu desenho de fim de ano favorito continua sendo o do ano passado!
Agora, com licença, vou me preparar pra mais um fim de ano! Meus sentimentos estão bem misturados, mas a esperança de dias melhores continua aqui, então ta tudo bem!
[Já que o mundo não acabou e a gente vai ter que viver mais um ano] Que ano que vem todos possamos sorrir mais, nos divertir pra caramba e desenhar de montão! Torço muito pra felicidade de todos vocês, leitores, e espero que estejamos juntos por muitos anos ainda! Obrigado, de coração!

QUE A CRIATIVIDADE ESTEJA COM VOCÊS!

p.s. acho que o post ficou meio grande (mas só acho)...

p.p.s. estou numa lan house e as cores do desenho estão diferentes... será que é o monitor daqui ou o de casa que ta mais escuro? O cabelo da Mai parece que tá sem contorno... ò.ó

p.p.p.s. vou começar o ano com o cabelo horrível, achei legal compartilhar

p.p.p.p.s. esse é o post de nº 50! :D


5 comentários:

  1. WAAAAAAAAAAAAAAAAAH OLHA SÓ A MAI *---------* OMG OMG OMG *sim, eu tô surtando mais do que com meu presente de amigo secreto que foi uma dance cover de uma musica que eu adoro XD* ayn gente,que linda *-*

    Mas enfim, chega de surtar pelo desenho xD

    Poxa, li o post e.... Cara, me identifiquei com isso ae ;_; esse ano foi meio hard, mas acho que se pensarmos bem, tem muita coisa boa pra recordar sim <3 *tipo nosso projetinho que finalmente tá tomando rumo, ano que vem tamos aí *-*~ *

    E eu ri dessa história de dar fora em alguém... posso te contar um segredo? Eu só estou "acostumada" pq me acostumei a ser exigente demais e não tolerar uma virgula fora do lugar... o que torna dar fora nas pessoas algo não muito legal ahuhdahusshudahs *sim, serei aquela velha dos gatos*

    E poxa, cada vez mais tô me inspirando pra tentar aprender a desenhar pra valer... Força pra nóis ò.ó/

    Certeza que dia 31/01 eu estarei pela net dando feliz ano novo pra todo mundo, mas mesmo assim... Que seu 2013 seja mágico, Joo *-*/ E vamos parar de frescura e nos felicitar pelas pequenas vitorias, em vez de esperar que alguém venha e faça todo o trabalho sujo por nós (ou seja, vamos nos esforçar em fazer nosssos projetos sem esperar que venha um cara dar um prêmio pra gente logo de cara XD)

    E se prepara que eu vou floodar seus status do face o dobro! >DDDD Muahuahuahuahua!

    *desaparece na fumaça roxa*

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc gostou do cartão Kei! :D~~~~

    hahahahha eu nem sou muito exigente mas tem coisa que não da pra aturar mesmo!

    "E vamos parar de frescura e nos felicitar pelas pequenas vitorias, em vez de esperar que alguém venha e faça todo o trabalho sujo por nós" <---------- ISSO É TUDO QUE EU PRECISAVA OUVIR HAHHAAHAHAHA

    obrigado sua linda, que vc tenha um 2013 maravilhoso, com mta critividade!

    E PODE FLOODAR COM VONTADE ;P

    obrigado por comentar =)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, poucos comentários!
    Eu também não estive aqui pelo período, estou retornando as atividades, e sinto um pouco de tristeza por não ter vindo dar o pitaco antes. =x

    Gostei da abertura do post, achei uma forma muito criativa e legal de introdução!

    Fiquei feliz por ter desenho novo também, e por saber que em breve pode sair mais uma HQ tua, e isso já é excelente!


    Mesmo que hajam poucas alegrias, o segredo é sempre peneirar. Junte tudo que teve de bom, una em um único conjunto de felicidades, jogue fora tudo que foi ruim/monótono, e admire apenas o que houve de bom, verá que o conjunto sempre é maior e mais brilhante dessa forma. :)

    Abraços Joo, que possamos continuar com esse contato em 2013, e que ambos possamos ter mais tempo (quanto mais velhos ficamos, mais respeitamos o tempo xD)

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu tava olhando esse blog e vendo que traço lindo e super shoujo... Pensei que quem desenhou deveria ser uma garota super pura e romântica... Aí fui ler seu perfil e vi que você é um cara! O.o
    Gomen, gomen! ><
    Isso parece com o que acontece no mangá otomen...
    Enfim, tô aqui procurando o link pra ler seu mangá...

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ler seu mangá. QUE HISTÓRIA LINDA!!! T^T
    Seu traço é tão bonito que as vezes fiquei me perguntando se não era mesmo de alguém do japão. Espero que faça mais histórias.
    GANBARE! o/

    ResponderExcluir